Esta oportuna e abrangente oferta de unidade curricular foca-se em exclusivo e em profundidade nos benefícios da atividade física na prevenção e tratamento de várias condições de saúde que estão estão sendo alvo de crescente preocupação mundial. Em cada aula é descrita a causa da doença e em seguida, discutido o papel da atividade física na sua prevenção ou melhoria com base na literatura cientifica, ajudando também os alunos a avaliar a qualidade e a extensão desta. Perigos do exercício são discutidos, bem como os benefícios, com avaliação crítica das recomendações atuais para atividade física. A ênfase está em temas relacionados com as condições que são grandes problemas de saúde nas sociedades ocidentais, mas também incluem áreas emergentes e em desenvolvimento de pesquisa.

A área da atividade física e estilos de vida saudáveis baseia-se na execução de programas e projetos. Esta unidade curricular pretende dotar os alunos de conhecimentos e técnicas que lhes permitam intervir, em termos profissionais, na conceção, planeamento, implementação e avaliação de projetos focados na promoção da saúde e adoção de comportamentos adequados a uma maior qualidade de vida.


Esta unidade curricular pretende dotar os alunos de um conjunto de conhecimentos em Pedagogia que lhes permita uma reflexão adequada e consciente das técnicas e estratégias pedagógicas, de forma a poderem intervir ao nível da atividade física e estilo de vida dos clientes e praticantes.

A educação é o âmbito conceptual e aplicativo da Pedagogia, deste modo, a educação ou formação através da atividade física e da mudança comportamental transforma-se no objeto da Pedagogia da Atividade Física. Trata-se, portanto, de uma educação do Homem através da atividade física. A Pedagogia da Atividade Física congrega os conteúdos disponíveis de diversas áreas científicas, com o objetivo de potenciar o processo de formação dos clientes e praticantes.

A Pedagogia da Atividade Física é claramente uma unidade curricular envolvida na formação das competências profissionais, estando intimamente ligada às unidades curriculares técnico-pedagógicas da atividade física, da intervenção profissional, da mudança comportamental, e ao estágio ou projeto de profissional.

Professor Coordenador Principal José Rodrigues

jrodrigues@esdrm.ipsantarem.pt