Na área da deficiência exige-se a intervenção de técnicos de diversas especialidades, atuando de forma articulada e concertada para responder às necessidades das pessoas com Necessidades Especiais (NE). Neste contexto, o papel da atividade física, quando inserida em estilos de vida saudáveis, merece particular destaque, enquanto instrumento essencial para a melhoria da condição física, da qualidade de vida e do bem-estar das pessoas com deficiência.

Nesta Unidade Curricular assume-se que o conceito de atividade física na população com deficiência está igualmente associado a vertentes como a reabilitação, educação, competição e recreio, e nesse sentido, pretende-se aprofundar o conhecimento dos seus benefícios físicos, sociais e psicológicos, os quais, em última análise, podem contribuir para desencadear efeitos positivos na sua saúde e, por outro lado, pretende-se dotar os estudantes com conhecimentos sobre as respostas existentes, numa perspetiva inclusiva, para intervir junto desta população.

Pretende-se abordar: a terminologia e conceitos; a definição de população com NE e relação desta com a atividade física adaptada; problemas do desporto (vertente do ensino, da competição e de recreação). São ainda estudadas as condições de inclusão (escolar e desportiva), condições de acesso e de adesão ou afastamento de indivíduos com NE e a abordagem de modalidades desportivas específicas.

Esta unidade curricular enquadra-se no âmbito das Ciências Sociais e Humanas, promovendo-se os conhecimentos e competências de algumas atividades culturais e expressivas com abordagens de estruturação rítmica diversa, nos contextos urbano, tradicional e social (e.g. Hip-Hop, Kizomba, Folclore, Danças Sociais, etc...) garantindo um conhecimento do enquadramento social e cultural próprio das conceções coreográficas, das representações sociais e da pantomima associada, proporcionando o desenvolvimento da capacidade critica, da expressão, da criatividade, da espontaneidade associadas ao movimento socialmente representado e à cultura das atividades rítmicas expressivas.